Aulas de Grupo VS Treino no ginásio

Julho 26, 2019 admin

Aulas de Grupo VS Treino no ginásio

Costuma treinar sozinho no ginásio ou prefere participar nas aulas de grupo?
Conheça vantagens e desvantagens destas duas práticas de exercício físico.
Para se tornar ou permanecer fisicamente ativo, existem várias opções e surge frequentemente a pergunta se se deve treinar sozinho no ginásio ou se deve ir a aulas de grupo.

Assim, considere os seguintes pontos de apreciação:

Aspetos sociais

Exercício físico em grupo é inerentemente social e apresenta uma grande escolha, com diferentes aulas de grupo para todos os níveis de performance e preferências de fitness.
Numa aula de grupo, é mais provável que os participantes se incentivem e envolvam uns com os outros. O sentimento de satisfação e conquista também é uma experiência compartilhada que pode ajudar a motivar a voltar ao ginásio para participar.
Frequentemente, o exercício em grupo é uma opção ideal para os novatos, já que podem experimentar diferentes tipos de aulas e ver quais são as mais adequadas.

Diversão

Pesquisas mostram que pessoas que fazem exercício físico num grupo (com amigos, um cônjuge ou colega de trabalho) tiveram mais prazer do que aquelas que treinaram sozinhas. A variedade proporcionada pela grande oferta de aulas mantém os treinos novos e empolgantes e ajuda os praticantes a melhorarem a sua saúde, forma física, forma corporal e força de diferentes maneiras.

Personalização

Algumas das desvantagens das aulas de grupo incluem a limitação de equipamento ou aulas cheias, e o treino não ser personalizado. Os seus objetivos pessoais, no que refere ao condicionamento físico, podem não ser iguais ao da pessoa ao seu lado na aula, no entanto, o treino deve ser relativamente genérico para ser adequado à variedade de participantes presentes. A atenção dos instrutores também é dividida entre todos no grupo.

Foco / Distração

Aqueles que optam por treinar no ginásio sozinhos podem ter mais foco do que os participantes de uma aula de grupo. Podem trabalhar especificamente e de acordo com os seus objetivos e de forma geral, têm menos distrações ao seu redor. Podem assim concentrar-se nos seus treinos e priorizar as suas metas pessoais e únicas.
Por outro lado, também é mais fácil que, quando não devidamente acompanhados, possam facilmente “boicotar” os treinos quando estão mais cansados, saltando uma ou outra repetição…

 

Assim sendo, poderíamos concluir que o melhor dos dois mundos poderia ser o treino em pequenos grupos com um Personal Trainer.
Incutíamos um sentimento de responsabilidade e compromisso para com o treinador e para com os outros no grupo.

Contudo, podemos sempre aliar os treinos de Personal Training na sala de exercício com uma ou outra aula de grupo, se isso lhe der prazer.
Garanta sempre que, para si, a experiência no IdealKorpus é alegre, positiva e relaxante. Só assim irá voltar amanhã 🙂

#idealkorpus