Neste Natal, Reaproveite!

Dezembro 20, 2018 admin

Neste Natal, Reaproveite!

Nos tempos que correm e, por diversos motivos, sejam eles sociais, económicos e/ou ambientais, desperdiçar deverá estar fora de questão no seio de todas as famílias e reaproveitar deverá ser a palavra do meio!

E como o Natal é uma época de excessos, ficam alguns conselhos para lidar com as sobras:

1 – Se sobrar parte da refeição, guarde-a no frigorífico para a refeição do dia seguinte ou congele para a refeição de um outro dia. O frio é um ótimo método de conservação, mantendo as caraterísticas nutricionais dos alimentos. ´

2 – Escolher recipientes apropriados é extremamente importante, verifique se são adequados para conservar alimentos, para que haja uma boa proteção e isolamento do alimento/refeição. Racionar a comida é também essencial e, portanto, o tamanho do recipiente é a palavra-chave. De nada adianta congelar doses para 4 pessoas num só recipiente quando só uma vai comer, certo? Opte por congelar doses individuais!

3 – Já pensou que as sobras de hoje poderão ser um complemento do prato de amanhã? É isso mesmo. Se sobraram legumes cozidos do Natal, porque não adiciona-los ao bifinho de frango que iremos grelhar? E se sobrou bacalhau porque não fazer umas pataniscas no formo? É isso mesmo, não é porque sobrou bacalhau cozido com batata e legumes que teremos de andar a “consoar” a semana inteira! Seja criativo.

4 – No que toca às sobremesas a opção é simples. Distribuir pela família e amigos é o mais sensato, todos comem pouco e nutricionalmente poucos são os estragos. Na asneira o melhor é sempre dividir. E nada de andar a comer doces a semana inteira só porque a mesa de Natal dura até ao Ano Novo.

Feliz Natal
#idealkorpus